Torre

A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude, com 2351 metros).

A Torre tem a característica incomum de ser um topo acessível por uma estrada pavimentada, no fim da qual há uma rotunda com um monumento simbólico da Torre, existindo também um marco geodésico. O ponto situa-se no limite das freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), sendo, por isso, pertença de três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia.  A altitude da Torre é de 1993 metros, conforme acertos introduzidos por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército. Precisamente no ponto mais elevado foi construída um marco geodésico homónimo, que assinala o ponto mais elevado da Serra da Estrela. 

A Torre é famosa pela queda de neve durante os meses de inverno, atraindo um grande número de turistas. Durante o verão, em dias claros pode ver-se até ao mar.

No local há um restaurante e lojas com produtos típicos da região, como o queijo da Serra da Estrela e funciona a Estância de Esqui da Serra da Estrela.

Aconselhamos também uma visita ao Centro Interpretativo do Geopark Estrela.

Brincar

Na neve, praticar ski
e contemplar o horizonte

Conhecer

O Centro interpretativo da Serra da Estrela do Geopark esTRELA

Como chegar:

Close Menu
pt_PT
en_GB pt_PT