Nas experiências acompanhamos o dia de um pastor e do seu rebanho, vemos como se faz o delicioso queijo da Serra da Estrela, observamos aves e rebuscamos na floresta os alimentos com que vamos cozinhar receitas tradicionais da região.
(12 Kms - 20 Min.)
Poço do Inferno, tal como o próprio nome indica, é um poço ou uma pequena lagoa em plena Serra da Estrela, resultante de uma queda de água com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da Ribeira de Leandres.
Temporariamente indisponível [Estrada N338 encerrada desde o cruzamento do Poço do inferno até ao Covão da Ametade]
(14 Kms - 20 Min.) É um cenário paradisíaco carregado de sentimento bucólico e poético. O início do Rio Zêzere e os três os Cântaros que se erguem em torno deste local: o Cântaro Raso, o Cântaro Magro e o Cântaro Gordo.
(4 Kms - 5 Min.)
A Nave de Santo António é um local em forma de planalto situado a cerca de 1500 metros de altitude. Esteve coberta de gelo durante os vários avanços e recuos das glaciações que ocorreram na Serra da Estrela e fazia a divisória entre as línguas glaciárias que se espalhavam para norte ao longo do Vale do Zêzere.
(7 Kms - 10 Min.)
A Senhora da Boa Estrela – com mais de 7 metros de altura - está esculpida em baixo relevo, na rocha granítica dos contrafortes do Cântaro Raso. No Covão do Boi fica o maior conjunto de blocos pedunculados e colunares da Serra da Estrela, resultantes da erosão e conhecidos localmente como ‘queijeiras’.
(2 Kms - 5 Min.)
A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado de Portugal.
Aqui pode visitar o Centro de Interpretação do Geopark Estrela.
(2 Kms - 3 Min.)
A cerca de 3 kms da Torre (sentido Sabugueiro/Seia) encontramos este local de impressionante e diversificada beleza. Na parte direita apanhe o trilho pedonal (Rota do Maciço Central) e siga as marcas de cor encarnada que o levarão até às Salgadeiras.
No lado esquerdo pode apreciar a imensidão da vista sobre a barragem de Loriga e toda a encosta.
(8 Kms - 10 Min.)
A Lagoa Comprida é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Constitui o principal reservatório de água da Serra da Estrela.
Na vertente norte observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo.
(15 Kms - 25 Min.)
Início do Rio Mondego, local onde a água jorra de um penedo para uma bacia em pedra. Segue depois para nordeste e, em Celorico da Beira, muda para sudoeste, desaguando na Figueira da Foz, percorrendo um total de 227 Kms.
(10 Kms - 20 Min.)
O Covão da Ponte está situado a 960 metros de altitude por onde corre o Rio Mondego na fase inicial do seu percurso.
Neste cenário ocorre uma grande diversidade de espécies de flora e fauna que contribuem para o valor cénico e recreativo do local.
Aqui pode refrescar-se tomando um banho no Mondego, descansar na relva ou fazer uma refeição ao ar livre.
Conheça os caminhos tradicionais percorridos pelos pastores e pelas populações serranas, revitalize a cultura e os costumes antigos da região, visite os locais esquecidos. A rede de trilhos verdes aqui proposta permitir-lhe-á descobrir 200kms de sensações únicas e enriquecedoras.
Alugar uma bicicleta elétrica de montanha é uma excelente maneira de conhecer a Serra da Estrela de forma sustentável e divertida.
Parceria - 10% de desconto