Descobrir Manteigas

História de uma vila

Manteigas terá nascido oficialmente entre 1186 e 1188. Ainda que o seu certificado de nascimento – carta de foral concedida por D. Sancho I – se tenha perdido no tempo, não existe qualquer dúvida quanto à promulgação de tal diploma, pois o Foral de 1514, guardado no município, faz referência expressa à existência de um foral outorgado por D. Sancho I.

Uma das versões para a origem do nome da vila de Manteigas associa o vocábulo ao plural de manteiga, derivado do latim nattalica-nato, uma vez que este «era antigamente lugar muito abundante de vacas, onde se faziam boas manteigas, de que tomou o nome» (Chorografia Portugueza e Descripçam Topográfica do Famoso Reyno de Portugal, Padre António Carvalho da Costa, 1706-1712). Também é feita a associação do topónimo à palavra manteca, que significa ‘manta pequena’, teoria por vezes rejeitada se a relacionarmos com as capas dos pastores que sempre foram compridas.

Há ainda uma outra versão: a de que o nome de família “Manteigas” tenha passado a nome da vila. Dona Urraca Nunes Manteiga aparece como antropónimo em 1258 ligado ao concelho de Guimarães, citada por José Pedro Machado e José Mattoso, que encontraram este nome em mais de dez porções de terra no mesmo concelho, onde Dona Urraca Manteigas seria proprietária. Um antropónimo deste tipo pode muito bem ter passado a nome de lugar. A presença de diversos portadores deste nome poderá explicar o plural de manteigas. Os casos de nomes de pessoas que deram nome a povoações são numerosos por todo o lado e não é de estranhar que o sobrenome de grupo familiar que se tenha estabelecido neste lugar tivesse vindo a originar a expressão “o lugar dos manteigas”.

Ao chegar, aproveite para visitar o Centro Histórico, o património religioso, o Viveiro das Trutas e o CIVGLAZ – Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere.

Passado

Vila marcada pela montanha, pastorícia, têxteis...

Agricultura

tradicional de altitude

Arquitetura

Revela a geologia da região

Como ir:

Close Menu
pt_PT
en_GB pt_PT