Um novo bosque

Esperámos pelo início da primavera para dar vida a um novo bosque na Casa Cerro da Correia. As crianças que agora plantaram as árvores sentir-se-ão orgulhosas quando, daqui a 10 ou 20 anos, visitarem as suas árvores um pouco mais crescidas. Afinal, este é um projecto a pensar no presente e futuro.   

Decidimos cortar o pinhal que rodeava o alojamento e, nesse mesmo espaço, plantámos novas árvores com a ajuda dos nossos hóspedes. Adultos e crianças mexeram na terra, cavaram, adubaram as covas e decidiram em que locais plantar as árvores, consoante as necessidades de sol e água. 

Agora, mesmo ao lado da Casa Cerro da Correia, estão a crescer azinheiras, carvalhos, azereiros, medronheiros, teixos, loureiros e tramazeiras entre outras espécies. 

Por representarem um elevado risco de incêndio, desistimos dos grandes pinheiros. Perdemos a sombra, mas as novas plantas, além de serem autóctones do Parque Natural da Serra da Estrela, são folhosas que têm menor capacidade combustível. 

Reduzimos o risco de incêndio e, além disso, estamos a criar um ecossistema onde os pássaros e insectos do Parque Natural da Serra da Estrela encontram com mais facilidade o seu alimento. 

Partilhar